Backup

  • O que é Backup?

  • Backup é o nome que se dá a uma cópia de segurança para seus documentos, imagens, músicas, vídeos ou qualquer outro tipo de arquivo que esteja em um dispositivo eletrônico.

  • A partir do Backup, esses arquivos podem ficar armazenados em uma parte do próprio computador ou na nuvem, uma modalidade bastante utilizada atualmente, já que não demanda equipamentos físicos para a sua utilização.

  • Exemplos desse tipo de serviço são o Dropbox, da Samsung, o OneDirve, da Microsoft, e o Google Drive, da Google.

  • O objetivo do Backup é fazer com que o usuário tenha uma cópia dos seus documentos em outro lugar de armazenamento para o caso de perda acidental destes documentos no seu armazenamento de origem.

  • Há muitos casos em que o usuário pode perder os seus arquivos. Ele pode perder uma mídia removível, como um CD/DVD ou um pendrive ou também ter um problema com o HD do seu computador.

  • Um mau funcionamento do sistema operacional de uma máquina também pode causar a perda dos arquivos do dispositivo.

  • Quando o usuário faz uso do Backup, fazendo uma cópia de segurança para os seus arquivos, isso faz com que ele possa recuperar os arquivos no local onde eles também foram armazenados.

  • Fazer o backup de forma regular pode evitar retrabalho e dá segurança para o usuário que guarda informações importante e que não podem ser perdidas em sua máquina.

  • O Backup pode ser feito em arquivos que estão salvos no seu computador, smartphone ou tablet, mas o ideal é que seja feito em dispositivos diferentes. Assim, a chance de perda dos arquivos é menor.

  • Se você já perdeu um arquivo muito importante em seu computador ou celular por não o ter salvado corretamente ou se a perda aconteceu devido a uma queda de energia ou outros problemas semelhantes, já sabe da importância que é realizar o backup periodicamente de arquivos do seu dispositivo.

  • Embora uma boa parte das pessoas já tenha consciência da utilidade que a ferramenta do Backup nos traz, ainda é muito comum que os usuários subestimem o método, sempre adiando as possibilidades de backup dos seus arquivos.

  • Saiba mais sobre como utilizar o Backup a seu favor no artigo a seguir.

download.jpg
  • Como fazer Backup

  • A forma mais simples e rápida disponível para fazer backup é salvando os arquivos da sua máquina em uma mídia física, que pode ser um PenDrive,CD, um DVD, ou até um Blu-ray.

  • Para isso, o sistema operacional Windows oferece para o usuário uma série de programas de gravação que permite que o usuário grave os seus arquivos nestas mídias com segurança.

  • Alguns exemplos de programas que podem ser instalados no Windows para gravar arquivos em outras mídias são o Feneris, o ImgBurn, o Alcohol e o Ashampoo.

  • Já quanto aos dispositivos de armazenamentos, eles costumam ter um custo baixo e quando são usados para a finalidade de cópia de segurança, é essencial guardá-los em lugares pouco acessíveis a terceiros.

  • Uma das desvantagens é que caso o número de arquivos que deseja salvar seja muito grande, será preciso uma quantidade maior de unidades da mídia, já que CD’s, DVD’s e Blu-rays possuem limite de armazenamento, para realizar o backup completo.

  • Outra desvantagem é a possibilidade de que essas mídias físicas sejam corrompidas com o passar do tempo ou quando forem inseridas em uma máquina que tenha a ocorrência de vírus.

  • Para ter uma maior organização, é interessante colocar etiquetas nas mídias para não se perder na divisão dos arquivos salvos em cada dispositivo.

  • Outras opções de mídias de armazenamento que você pode adquirir para realizar o backup dos seus arquivos são o pendrive, o HD externo e os serviços de nuvem como o iCloud e o SkyDrive.